A Comissão Organizadora da II Jornada Cearense de Reprodução Assistida torna público o presente edital de submissão de resumos, visando à seleção de trabalhos a serem apresentados de forma presencial no dia 22 de março de 2025.
A Jornada Cearense de Reprodução Assistida é um evento científico voltado à divulgação da produção técnico-científica da comunidade acadêmica, estimulando a disseminação do conhecimento e o incentivo à pesquisa, dentro de padrões éticos e culturais.
Os resumos devem estar, obrigatoriamente, relacionados à reprodução humana assistida abrangendo as seguintes áreas:
Embriologia Clínica;
Farmacologia;
Gestão de Centros de Reprodução.
Medicina;
Nutrição;
Psicologia.
As submissões podem ocorrer em três modalidades:
(1) Pesquisa Científica;
(2) Relato de Caso; e
(3) Revisão de Literatura.
1.1 MODALIDADES DOS RESUMOS
1.1.1 Pesquisa Científica
Esta modalidade de pesquisa tem como objetivo principal investigar, por meio de metodologias experimentais, ensaios clínicos e computacionais, a correlação entre condições previamente estabelecidas. Serão aceitos apenas trabalhos com metodologias científicas originais e devidamente concluídas. Para pesquisas envolvendo seres humanos, é obrigatória a citação do Protocolo de Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Já para pesquisas com animais, é indispensável a referência ao Protocolo de Aprovação pelo Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA).
1.1.2 Relato de Caso
Esta modalidade de pesquisa tem como objetivo principal descrever, de forma objetiva, condutas clínicas e/ou casos clínicos inusitados desenvolvidos por acadêmicos e/ou profissionais, visando ampliar ou destacar hipóteses. Serão aceitos apenas relatos de caso originais, que devem incluir a citação do número do Protocolo de Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Ressaltamos que, durante a apresentação do trabalho, é fundamental também a exibição do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) referente ao caso.
1.1.3 Revisão de Literatura
Esta modalidade abrange pesquisas cujo principal objetivo é realizar uma análise criteriosa da literatura, utilizando metodologias de busca delimitadas pelos autores e aplicáveis a distintas áreas do conhecimento. Serão aceitas apenas revisões originais e, para revisões sistemáticas e metanálises, recomenda-se a utilização do Guia de Regras para Elaboração de Revisões Sistemáticas e Metanálises (PRISMA). No caso de submissões realizadas por acadêmicos, as revisões consideradas para aceite devem, obrigatoriamente, contar com a orientação de um especialista na área.
1.2 ELABORAÇÃO DO RESUMO
Para a elaboração e avaliação dos trabalhos, é fundamental que os autores sigam a seguinte formatação:
– Para a modalidade pesquisa científica, devem ser adotadas as seções: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão (Anexo A).
– Para a modalidade relato de caso devem ser adotadas as seções: Introdução, Objetivo, Relato de caso, Discussão e Conclusão (Anexo B).
– Para a modalidade revisão de literatura devem ser adotadas as seções: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados (mínimo de 5 (cinco) artigos) e Considerações Finais (Anexo C).
1.3 SUBMISSÃO E ACEITE
Os resumos deverão ser submetidos por meio do formulário online disponível no website: https://www.even3.com.br/jornada-cearense-de-reproducao-assistida-287069/ a partir do dia 30/01/2025, no ícone de submissão de trabalhos. Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail, fax ou correios. Os resumos devem ser redigidos em português ou inglês e submetidos em formato PDF. Ressaltamos que os trabalhos submetidos por acadêmicos devem obrigatoriamente contar com a orientação de um professor ou pesquisador.
Para submissão do trabalho, o autor responsável deverá fornecer:
A comissão julgadora é soberana na avaliação, seleção, aceitação ou recusa dos trabalhos. Além disso, não serão permitidas correções e/ou alterações no texto após a aceitação, sendo o resumo publicado exatamente como submetido.
O autor responsável receberá confirmação da inscrição e do tema e, posteriormente, será notificado por e-mail sobre o aceite ou não do trabalho. Após confirmação de aceite, será informado sobre a data e o horário da apresentação. Destacamos que o autor apresentador deve estar inscrito na II Jornada Cearense de Reprodução Assistida e pode ser autor principal em apenas um resumo, sem restrição quanto à coautoria em outros resumos. A data limite para submissão dos resumos é 10/03/2025.
Os trabalhos aceitos serão apresentados exclusivamente na forma de painel. Para cada resumo devidamente apresentado, será emitido um certificado contendo o nome do autor/apresentador, coautor(es) e orientador. Ao ter o resumo aceito pela Comissão Científica da II Jornada de Reprodução Assistida, o autor, coautor(es) e orientador, autorizam a Comissão Organizadora do evento a publicar o resumo em veículos impressos e/ou via internet, sem que caiba qualquer direito autoral sobre o uso da obra e da imagem.
Os trabalhos selecionados serão avaliados e haverá premiação, com a entrega de certificados de menção honrosa para os três primeiros colocados. O resultado da premiação será anunciado na cerimônia de encerramento do evento. O certificado de menção honrosa poderá ser recebido por qualquer um dos integrantes da equipe do resumo premiado. O modelo de resumo e o painel está disponível nos anexos deste edital.
1.4 CONFECÇÃO DOS PAINÉIS
Os painéis deverão ser elaborados conforme o template oficial da Jornada Cearense de Reprodução Assistida, disponível no site do evento.
Especificidades do Painel
1.5 AVALIAÇÃO
A Comissão Avaliadora será composta por docentes e pesquisadores da área de Reprodução Humana. Os revisores não poderão avaliar trabalhos provenientes de sua própria instituição ou nos quais seus nomes estejam listados como autores, mesmo que façam parte do mesmo grupo de pesquisa.
Os critérios de avaliação para a atribuição da nota final (0 a 10) incluem:
Em casos de empate, terá prioridade o resumo que obteve a maior nota durante a avaliação inicial. Trabalhos que não atenderem às normas e requisitos do edital estarão sujeitos a desclassificação. A decisão da comissão julgadora é irrevogável e não passível de reconsideração.
1.6 DISPOSIÇÕES FINAIS
A inscrição na II Jornada Cearense de Reprodução Assistida implica o reconhecimento e a aceitação integral das condições previstas neste edital. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por quaisquer despesas dos participantes, incluindo acesso à internet, transporte, alimentação, hospedagem e/ou confecção de painéis.
As disposições e instruções contidas neste edital são as únicas referências válidas para a elaboração dos resumos submetidos ao evento. Ademais, quaisquer editais complementares e/ou avisos oficiais publicados pela Comissão Organizadora serão incorporados a este edital.
Por fim, a Comissão Organizadora, para todos os efeitos, será́ a instância única responsável pela resolução de casos omissos e situações não previstas no presente edital.
Fortaleza, 28 de janeiro de 2023.
Me. Paula Bruno Monteiro
Presidente da Comissão Organizadora
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